Mensagem do Tesoureiro

Supremo Concílio IPB

José Alfredo M. de Almeida

Tesoureiro SC-IPB

Caros irmãos,

Apresentamos o Relatório da Tesouraria do SC-IPB referente ao exercício fiscal de 2013. Pela graça de Deus podemos comemorar mais um ano de resultados positivos, fruto do crescimento consistente da arrecadação nos últimos anos. Se por um lado nosso coração se enche de alegria, por outro lado, reconhecemos que a responsabilidade aumenta na mesma proporção do crescimento das receitas, razão pela qual, compartilhamos do sentimento do juiz e sacerdote Samuel, quando reconhecendo que só há vitória na obediência ao Senhor declarou: “Até aqui nos ajudou o Senhor” 1º Samuel 7,12.

Observamos ao longo do exercício que as Igrejas estão cada vez mais conscientes de que devem enviar os seus dízimos ao Supremo Concílio. A curva das Igrejas contribuintes continua ascendente com 85 novas Igrejas cadastradas pela Tesouraria. Hoje somos 3030 igrejas e congregações cadastradas, das quais 2039 remeteram seus dízimos e ou contribuições à Tesouraria. Reconhecemos que existe ainda um longo caminho a percorrer até que tenhamos 100% de igrejas fiéis.

Foram realizados 04 workshops nas cidades de Alto Jequitibá – MG, Florianópolis – SC, Brasília – DF e Porto Alegre – RS, oportunidade que 273 pessoas dentre pastores, tesoureiros, presbíteros e irmãos interessados foram capacitados diante das novas demandas e obrigações fiscais e tributárias. Estes eventos são também divulgadores do trabalho da Tesouraria e tem contribuindo na formação de uma cultura dizimista em nossas igrejas.

Entendemos que cada Igreja é uma parceira da Tesouraria possibilitando a IPB cumprir sua missão evangelizadora e proclamadora das boas novas de salvação em Cristo Jesus, assim, procuramos estabelecer canais de comunicação, enviando uma carta agradecendo aquelas que são dizimistas/parceiras e outra carta estimulando as que não dizimistas a serem, ao tempo em que mostramos a estas igrejas a seriedade com que os recursos recebidos são aplicados. Enviamos também um boleto de dízimos no afã de estimular a contribuição. A campanha foi baseada em um folder explicativo e distribuído a todas as Igrejas. Registra-se que várias Igrejas solicitaram o material para distribuição como encarte do boletim dominical.
Estamos empenhados em integrar os órgãos que possuem arrecadação e despesas próprias, no caso os Seminários e a JMN, em um único sistema contábil, otimizando o trabalho da Tesouraria. Os seminários de Campinas e Belo Horizonte já estão em fase de concretização. Para esta meta, servidores do órgão são capacitados pela Tesouraria quanto aos procedimentos e rotinas do software utilizado, já que o mesmo funciona on line com a contabilidade em nossa sede.

Os procedimentos de auditoria externa realizados pela empresa Controller´s Auditoria e Gerenciamento continuam em paralelo ao realizado internamente pela Junta Patrimonial, Econômica e Financeira – JPEF.

As demonstrações contábeis estão adequadas às normas brasileiras de contabilidade, conforme legislações pertinentes. O superávit do exercício foi de R$ R$ 3.825.439,28 (três milhões, oitocentos e vinte e cinco mil, quatrocentos e trinta e nove reais e vinte e oito centavos), já excluídas as provisões para os Fundos (Missionário e de Construção e Empréstimo). Quanto à apresentação do balanço constam notas explicativas mais abrangentes, de forma a dar uma clara compreensão dos fatos contábeis ocorridos.

Agradeço a Deus a oportunidade de servir- lo como Tesoureiro da Sua Igreja, mas não posso deixar de reconhecer o empenho e zelo do time da Tesouraria, os quais deram ao nosso trabalho a verdadeira eficácia.Aceitem meus sinceros agradecimentos.